Palestra em alusão ao dia da consciência negra acontece na Casa das Criança em Carmópolis

No dia 20 de novembro se comemora o dia da consciência negra, e para propor conhecimentos a cerca de um tema de extrema importância social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inclusão e Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizou uma palestra com a militante da Cultura Negra, Rafaela Teles, na Casa das Crianças de Carmópolis.

A origem da consciência negra se deu através da morte de Zumbi dos Palmares, data que marca o calendário brasileiro e representa simbolização da contribuição dele na luta junto com o povo negro. “É um momento de reflexão sobre o racismo, preconceito e discriminação, tanto religioso como no contexto social”, enfatizou a palestrante Rafaela Teles.

Cientista em licenciatura plena em Ciências da Religião/UFS, Rafaela Teles vê a militância como uma forma de contribuir com os seus antepassados, perpetuando então a luta diária, e acredita que não só em novembro, mas durante todo o ano, as pessoas devem lembrar e falar sobre a consciência negra.

As crianças puderam assistir, além da palestra, ao documentário que relatou o racismo religioso, as diversas religiões africanas e como respeitar a escolha do outro por cultuar manifestações culturais consideradas como espirituais.

Secretaria de Desenvolvimento Inclusão e Assistência Social
Prefeitura Municipal de Carmópolis