Folclore Sergipano e suas práticas pedagógicas é tema de palestra para professores em Olímpia

Aconteceu hoje, 08, o Seminário de Estudos relacionados ao Folclore no Recinto do 55º Fefol em Olimpia-SP. Como convidada para a palestra intitulada: “ Folclore e cultura popular auxiliam escolas sergipanas nas práticas pedagógicas” , a secretária de Comunicação e Cultura do município de Carmópolis, falou a um público de professores da rede municipal da cidade que sedia o maior evento de Folclore da América Latina.

Um dos pontos altos foi a explanação do surgimento do Grupo “Bacamarteiros “, e sua ligação com as festas juninas e a relação ainda pouco difundida com a escravidão (escravos saiam dançando e cantando em épocas de boas colheitas) e o surgimento do bacamarte na Guerra do Paraguai.

Outros grupos folclóricos e suas histórias foram mencionados pela secretária a exemplo dos Caboclinhos e Lambe Sujos, Taieira, Chegança e Samba de Aboio.
Na palestra também foi discutida a arte folclórica como forma de Inclusão nas salas de recursos.

Ao final, a palestrante abriu uma roda de conversa entre os professores para debater essas relações de arte e cultura entre as regiões brasileiras. “Ter a oportunidade de difundir a cultura sergipana num espaço tão importante para a América Latina, como o Fefol, foi gratificante”, explicou Luciana Andrade.

Secretaria de Comunicação e Cultura

Data da última atualização no site: 21/08/2019 07:30