Campanha de vacinação contra a gripe tem Dia “D” em Carmópolis

A Secretaria de Saúde realizou neste último sábado (04), nos postos de saúde de Carmópolis e do Povoado Aguada, o “Dia D” de mobilização da Campanha contra a Influenza. Após esta ação, Carmópolis atingiu 44,60% do público-alvo. Desde o inicio da campanha, 1433 doses já foram aplicadas, a pretensão é que 3213 pessoas do grupo prioritário desta ação sejam imunizadas até o final da Campanha, que segue até o dia 31 de Maio.

A ação tem como objetivo vacinar idosos, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 após o parto (é preciso apresentar comprovação), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, professores da rede regular de ensino. Outros grupos também serão vacinados, tais como: portadores de doenças crônicas nas unidades de atenção primária (para estes é necessária apresentação de prescrição médica com a indicação ou algum documento que comprove a condição crônica da doença).

Além disso, o Ministério da Saúde orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação, assim como os professores e profissionais de saúde.

A Secretária de Saúde, Fátima Melo, declara que as pessoas precisam entender sobre a importância de se vacinar. “O vírus influenza propaga-se facilmente entre várias pessoas, o indivíduo quando vacinado deixa de transmitir a doença e também passa a proteger as pessoas do seu convívio. É, acima de tudo, um ato de cidadania e as pessoas precisam entender a sua importância.”, afirma Fátima Melo.

Estudos mostram que a vacinação contra a influenza pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonia, que é uma das complicações mais comuns da gripe. No Brasil, a campanha acontece nos meses que antecedem o inverno - que é o período de maior incidência da influenza - para as pessoas mais vulneráveis às complicações da doença já estejam protegidas. A meta é vacinar 90% dos grupos alvo recomendados da campanha.

Secretaria Municipal da Saúde

Data da última atualização no site: 20/05/2019 09:04